terça-feira, 31 de agosto de 2021

Vamos fazer um vídeo? (desumanidade)

 

Dois homens estavam num bar, conversando tranquilamente. De repente, surge um motoqueiro com o capacete na cabeça e dispara dois tiros num dos homens e foge apressadamente. O homem baleado fica agonizando, tentando respirar, enquanto o outro homem sai correndo, pois aparentemente tinha medo que o motoqueiro voltasse ou que a polícia chegasse.

Havia apenas dois clientes e dois atendentes no bar, mas nenhum deles esboçou ajudar o homem baleado. Ao contrário, imediatamente pegaram seus celulares e começaram a gravar um vídeo. Um deles ainda perguntou se alguém tinha chamado a ambulância, enquanto outro disse que era pra esperar mais um pouquinho.

Três minutos depois, o homem jazia morto na cadeira do bar e o vídeo já estava sendo visto por milhares de pessoas por meio de aplicativos de celular, antes mesmo de a polícia e o socorro chegarem.

As pessoas viam o vídeo e, depois do susto inicial, olhavam-no novamente e estranhamente um sorriso aparecia e algumas delas até debochavam, pois o falecido devia ter feito alguma coisa errada.

O mesmo aconteceu com uma mulher que sofreu um acidente de moto, teve uma fratura exposta e acabou desmaiando. O homem que ocasionou o acidente abandonou o local e o sujeito que apareceu em seguida furtou o cordão de ouro que a mulher usava e desapareceu.

Outro homem parou no local, mas apenas filmou aquela cena triste e, quando se virou para ir embora, a mulher gritou, pedindo socorro, mas ele pegou novamente seu celular e filmou mais um pouco, enquanto a mulher gritava de dor e pedia ajuda.

Três outros carros passaram devagar por ali, apenas observando e seguiram seu caminho, até que outra mulher parou, olhou com a cara feia para o homem que ainda filmava, e prestou socorro.

Um minuto depois, o vídeo já era visto por centenas de pessoas por meio de aplicativos de celular e estranhamente muitas pessoas, ao contrário de se indignarem, sorriam, achando graça daquela situação.

O que se pode falar disso? Algumas coisas são difíceis de entender ou de explicar. Temos a impressão que só acontecem na ficção, até que elas nos pegam de surpresa, bem na nossa cara.


**********************************


Vamos celebrar a estupidez humana. […] Vamos celebrar a aberração de toda a nossa falta de bom senso.” Trechos da música Perfeição da banda Legião Urbana.




Um comentário:

  1. Conheci esse site essa semana e já estou adorando os conteúdos, são ótimos!

    Parabéns! 👏

    Meu Blog: Maria Laura

    ResponderExcluir

Suas palavras serão bem vindas. Muito obrigado por comentar.