sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Não se envolva

Já faz algum tempo que a moda é não se envolver, não se apegar, não criar expectativas e curtir o momento. Pratique o desapego, é o que dizem por aí.
Se essa moda for apenas uma fase da sua vida, tudo bem. Existem algumas vantagens nessa prática, desde que não machuque os sentimentos de outra pessoa. É uma etapa em que se busca novas histórias, novos horizontes, novas perspectivas e emoções. Não se busca relacionamentos de longo prazo. Então, faz muito sentido praticar o desapego.
Mas, se este é o lema da sua vida e não apenas uma fase, então eu acho que não é uma boa ideia porque parece algo incompleto, inacabado, como um sentimento que só vai até certo ponto e não avança para algo mais íntimo e pessoal. Fica apenas no básico, no casual, parece algo automático, como comer e beber. É algo que você precisa fazer, como uma obrigação, uma tarefa, uma necessidade fisiológica. Dá até prazer, mas não passa disso.
Pode parecer meio exagerado, mas é como naquele filme O doador de memórias. Lá as pessoas tomavam injeções diárias e ficavam livres das emoções e dos sentimentos. No fundo, aquelas pessoas eram como robôs guiados por algum programa de computador. Tudo parecia perfeito, mas faltava algo muito importante e que faz parte da nossa humanidade.
Talvez seja mesmo exagerado, afinal de contas praticar o desapego é a moda, é maneiro, é um estilo de vida admirado, alardeado nas músicas, postado nas redes sociais (ou antissociais?), é o desejo de muita gente que se apega fácil… Talvez seja, mas como lema de vida acho que não é o melhor.
Então, encontre alguém que você queira estar ao lado, para dividir seus sonhos, conquistas e frustrações. Alguém que você levaria numa viagem fantástica para um lugar paradisíaco ou que simplesmente fique em casa conversando até altas horas. Alguém que você olhe nos olhos e saiba que é amado(a). Alguém que se veja contigo no futuro, abraçados, velhinhos e ainda apaixonados.
E se envolva e se apegue e se apaixone diariamente, mesmo que a rotina chegue, que discussões e desentendimentos aconteçam e que tudo pareça ir por água abaixo.
[Parece perfeito demais, né? Sim e acredito que você deve desejar a perfeição mesmo, apesar de não existir pessoa perfeita. Você deve buscar o que há de melhor pra você! Ou você quer uma vida comum, sem nenhum destaque, um trabalho qualquer e um(a) companheiro(a) só pra dizer que tem um(a)?]
Não vai ser fácil ou rápido, seu coração pode ser despedaçado no meio do caminho, mas não deixe de acreditar no amor, não deixe de se envolver, de se importar, de ver a beleza das pequenas coisas e de dar uma chance pra você mesmo.
E, quando digo se envolver, não estou dizendo pra você se jogar com tudo e não tomar cuidados básicos. Não quer dizer que você deve aceitar tudo calado(a) e fingir que está tudo bem. Não estou dizendo pra você ser uma pessoa grudenta, ciumenta em excesso e que não dá espaço pro outro. Que você largue todos os seus interesses pessoais e se dedique somente ao outro.
Estou dizendo apenas pra você se permitir amar e ir além do superficial, sem colocar um freio nos seus sentimentos. Mas cuidado com aqueles que estão seguindo a moda.
Enfim, não se envolva com quem não se envolve.


Eu quero alguém pra mim, pra chorar quando choro sozinho. Eu quero alguém pra mim, pra sorrir quando dou um sorriso. Eu quero alguém pra me amar, só pra me amar.” Trecho da música Vinte e Seis, da banda Rosa de Saron.


P.S. Eu sei que existem pessoas que não querem se casar, ter um relacionamento sério, e se sentem completas assim e são felizes. É uma filosofia de vida e eu respeito. Concordo plenamente que não é preciso estar num relacionamento amoroso com outra pessoa para se sentir feliz! 




9 comentários:

  1. Oi Diego, tudo bem?
    Eu acho importante se envolver, e não digo só no amor, nas amizades também. Valorizo muito lealdade e entrega. Mas também acho que isso só vale a pena por pessoas que também estão dispostas a fazer o mesmo. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Olá, Diego.
    Não me canso de admirar seus textos. Eu até sou muito a favor do desapego, mas das coisas materiais. Sou de uma outra época, onde as coisas eram bem diferentes e não consigo me conformar com essas coisas de hoje em dia.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Diego, tudo bom?
    AMEI, o seu texto,muito mesmo! Está tudo bem esperarmos por alguém, nem que isso demore alguns anos para acontecer, mas vai chegar. Já passei por muitas desilusões mas todas elas pra mm se tornaram grandes aprendizados, e da mesma forma, não desisti dessa loucura que é o amor.
    Forte abraço,
    versos-de-inverno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Diego. Tudo bem?
    Por mais que criemos essa ideia que o melhor é não se envolver, volte e meia nos pegamos fazendo o contrário. Acredito, que o correto mesmo é ir se policiando, mas sem se tornar paranoico, ou seja, não generalizar por ter se decepcionado por algumas pessoas.

    Muito bom o texto. Até mais. https://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Diego, como você está? Seus textos são tão incríveis! Amei. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Diego! Tudo bem? Sempre que acabo me envolvendo demais, acabo me machucando. Mas concordo que é legal sim se envolver com quem está disposto a se envolver também! :)

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Diego, tudo bem?
    Amei o texto, afinal temos que ter certeza que o sentimento é recíproco. Mas me identifiquei muito com o "P.S" pois sou daquelas que se sente muito bem mesmo sozinha.
    Abraços!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Diego, tudo bem?
    Aproveitou o Carnaval? :)
    Passando pra agradecer a visita e avisar que tem post novo.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Olá Diego,
    Eu não sei nem o que comentar dessa vez, porque ser esse estilo desapegado, foi um hábito que criei de uns anos pra cá e é uma maneira de se proteger que tem dado muito certo hahaha
    Não sei se é fase, mas por enquanto to feliz assim.

    tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir

Suas palavras serão bem vindas. Muito obrigado por comentar.