terça-feira, 24 de abril de 2018

Na teoria tudo é fácil e bonito


Na teoria tudo é fácil e bonito.
Frases de efeito impressionam num primeiro momento e logo são esquecidas. São apenas slogans, palavras bonitas, que não significam nada até que aquela situação prevista na frase acontece em sua vida.
Frases como reciprocidade e resiliência estão na moda.
Uma pessoa coloca como um lema para sua vida a famosa citação “desejo a você apenas reciprocidade e que você saiba lidar com ela”. Porém, quando é ignorada por seu par romântico, manda dezenas de mensagens pedindo por atenção… Ou sofre agressões calada e finge que está tudo bem. Não parece ter muita reciprocidade nisso.
Outra pessoa posta “Resiliência” nas suas redes sociais, mas no menor sinal de problema desiste de um plano, de um sonho, de um casamento. É muito fácil ser resiliente quando tudo está bem.
É óbvio que ninguém consegue ser 100% resiliente ou recíproco em todas as situações. O que quero dizer é que na teoria tudo pode ser perfeito e bonito. É na prática que as coisas complicam. É quando acontece algo ruim que o ditado é provado.
É muito fácil dizer “seja forte”, “não desista”, “não tenha medo”, “arrisque-se”. Difícil é praticar tudo isso quando você está numa situação delicada.
Se você não faz o que diz, então está praticando aquele ditado: faça o que eu digo; não faça o que eu faço. Nesse caso, a citação não passa de um mero discurso, como uma promessa de um político. É só “pra inglês ver”.
Você pode ter lido vários livros de autoajuda, desenvolvimento pessoal, coaching, e saber recitar várias frases bonitas e motivadoras. Nada disso vai adiantar, se você não as colocar em prática num momento de dificuldade. É quando a corda aperta, quando parece não haver mais saída, que as frases motivadoras fazem mais sentido e precisam ser colocadas à prova.



Quem nunca saiu em busca de um grande sonho? Quem nunca pensou em desistir a certo ponto? Quanto vale a sua fé? Você tem que acreditar e ser quem você é. Tenha paciência. Tudo tem o tempo certo. Tá faltando pouco. Você tá chegando perto. E se você cair, se levante. Eu sei que você vai conseguir. […] Nunca desista dos seus sonhos”. Trechos da música Nunca Desista, da dupla Munhoz e Mariano.




6 comentários:

  1. Olá, Diego.
    Só vi verdades no seu texto. Infelizmente hoje em dia vemos muitas pessoas, principalmente nas redes sociais, escrevendo tanta coisa bonita e na hora do vamos ver age completamente diferente.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Diego, tudo bem?
    De fato, é muito difícil lidar com a (falta de) reciprocidade e a resiliência quando a coisa aperta. Por isso sou muito fã e indico demais pra todo mundo que se faça terapia. Acho importante que nós saibamos lidar com nossos sentimentos.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    Tá rolando sorteio de Warcross, da Editora Rocco, no Instagram do blog. Participe! <3

    ResponderExcluir
  3. Oi Diego,
    Esse texto me lembrou uma conhecida que eu tinha na internet. Ela vivia pregando goodvibes e tals, mas nunca colocava em prática. Eu ficava sentida porque era algo, que eu via que ela realmente precisava.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Oi Diego, tudo bem?
    Passando pra desejar bom domingo e avisar que tem post novo. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Oi, Diego! Tudo bem? Na internet tudo é muito lindo, as pessoas sempre pregam coisas ótimas. Mas na realidade... Não cumprem nem metade do que falam. Acho que tem gente que não sabe nem o que é "resiliência".

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, disse tudo e mais um pouco!
    Adorei o texto, Diego.
    Na teoria é bonito, na realidade é difícil, mas a gente não pode deixar de tentar, né?

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir

Suas palavras serão bem vindas. Muito obrigado por comentar.