sexta-feira, 16 de março de 2018

Tempos difíceis (intolerância)


Uma mulher é estuprada e chovem comentários numa manchete de jornal eletrônico ou numa rede social. Mas infelizmente muitos comentários são baixos e com argumentos machistas e discriminatórios. Algo como “bem-feito, se vestia como uma prostituta”, “dava mole pra todo mundo mesmo”, entre outros.
Ora, uma roupa pequena ou dar mole pra muitas pessoas não dá direito ao homem investir contra a mulher, sem o seu consentimento. Isso parece óbvio, mas para a mentalidade de muita gente não parece tão claro assim.
Uma vereadora é morta e muitos dos comentários são do tipo “mereceu porque defendia bandido”, “quero ver o pessoal dos direitos humanos agora”, “essa esquerdopata que defendia o direito dos manos não vai fazer falta”.
Ora, então quem defende direitos humanos deve morrer? E por que um bandido mataria alguém que o defende? Não faz o menor sentido. Ao contrário, a vereadora era contra o crime organizado e as milícias. Provavelmente por isso foi morta.
Um dos maiores gênios da física morre e algumas pessoas comentam “mereceu porque não acreditava em Deus”, “vai arder no fogo do inferno porque não se brinca com o poder de Deus”, entre outros comentários maldosos.
Ora, pessoas que se dizem cristãs fazendo esse tipo de comentário me deixa abismado. Cadê o amor ao próximo?
Se alguém tem uma determinada posição política, automaticamente é classificado como petista, socialista, “coxinha”, comunista, entreguista… E, o pior, sem nem ter o direito de explicar seu posicionamento.
Se uma pessoa gosta de filmes da Marvel, é odiada por muitos fãs da DC Comics. Se torce por um time de futebol, corre o risco de ser morto por um “torcedor” de um time rival. Se gosta de música clássica ou poesia, é chamado de gay ou elitista. Se gosta de sertanejo, é caipira…
Basta ter uma posição sobre alguma coisa. Automaticamente você será criticado ou classificado disso ou daquilo.
Estamos vivendo tempos difíceis, dias sombrios, de extrema intolerância, radicalismo, ódio e ignorância. Não existe mais respeito pela opinião do outro.
E talvez o problema seja falta de educação. Mas países bem desenvolvidos passam por problemas semelhantes. Na verdade, falta muita coisa, como amor, respeito, empatia, humildade, sabedoria, vergonha na cara e uma boa base familiar, entre tantas outras.
Estamos caminhando para a barbárie e nos perguntamos como o nazismo/fascismo surgiu… Se você observar bem, não parece algo tão distante.



Vamos celebrar a estupidez humana. […] Vamos festejar a inveja, a intolerância, a incompreensão. Vamos festejar a violência. […] Vamos celebrar a aberração de toda a nossa falta de bom senso. […] Vamos celebrar o horror de tudo isto com festa, velório e caixão.” Trechos da música Perfeição da banda Legião Urbana.




6 comentários:

  1. Disse tudo e mais um pouco, Diego. Eu realmente não entendo... ao mesmo tempo que vejo os jovens cada vez mais politizados e preocupado com as questões sociais, também vejo uma onda enorme de conservadorismo e intolerância dobrando a esquina e isso me assusta de verdade. São tempos difíceis e sendo bem sincera, tenho medo do que está por vir.
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  2. Oi, Diego!
    Esses dias eu tava conversando com uma amiga minha sobre o "poder" que a internet dá pras pessoas. Elas se sentem seguras pra dizer os maiores absurdos porque de certa forma estão protegidas atras de uma tela de computador. É triste ver tanta intolerância, tanta opinião mesquinha, tanta gente que acha que sabe tudo melhor do que todo mundo, tanto detentor de verdades. Parabéns pelo texto!
    Beijo

    Canastra Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi Diego,
    Texto maravilhoso. E como as letras do Renato são atemporais né? Dá até medo.
    Aliás, muito medo desse povo sem empatia. Fico imaginando o comportamento dessas pessoas fora das redes e me dá mais medo ainda, medo em cruzar com esse tipo de gente, na rua.

    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Olá, Diego.
    Você disse tudo. Falta muito amor e tolerância nas pessoas. No mundo de hoje você não pode mais ter uma preferencia que sempre vai ter alguém que prefere outra coisa e vai te acusar. Lendo os livros de distopia que temos no mercado acho que não falta muito para vivermos as histórias que eles contém.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Diego, tudo bem?
    É verdade, estamos vivendo momentos sombrios. Por causa de ideologias, as pessoas acham que outros seres humanos merecem morrer. Isso é de uma crueldade tão grande que me embrulha o estômago.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oi Diego, tudo certinho?
    Passando pra agradecer a visita e avisar que tem post novo. =)
    Bom domingo pra você!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir

Suas palavras serão bem vindas. Muito obrigado por comentar.