terça-feira, 31 de julho de 2018

Sem expectativas


Eu me perdi quando tentei encontrar em você um pedaço de mim. E então eu me perdi de você.
Busquei em você uma razão para eu me sentir bem comigo mesmo, mas o tempo todo eu sabia que essa busca estava destinada ao fracasso porque a minha felicidade não pode depender de você ou de qualquer outra pessoa.
É bastante óbvio que ter alguém do lado pode nos levar a um outro patamar de realização pessoal e a construir coisas incríveis juntos, formar uma família e tudo mais. E isso virá naturalmente, não pode ser forçado. De todo modo, não tenho dúvida que tenho que ser feliz sempre, mesmo sem um relacionamento amoroso.
Mas, mesmo sabendo de tudo isso, eu me vi desejando uma vida com alguém que eu nem conheço tão bem assim, fazendo planos pro futuro, montando frases pra dizer num encontro e pensando em você a todo momento.
Então, de repente, eu percebi que preciso deixar as coisas rolarem de forma natural, sem projeções e expectativas, pois elas geralmente nunca se concretizam.
A ansiedade e a preocupação não vão me ajudar em nada, afinal se ocupar com algo que ainda não aconteceu e pode nem acontecer é literalmente a perda de um tempo que eu deveria usar pra outras coisas bem mais importantes.
E agora as coisas estão fluindo muito melhor, afinal sem expectativas não existem frustrações e decepções.
Mas não é fácil não criar expectativas. E quando falo em expectativa estou falando sobre projeções, idealizações, fantasias, situações bem distantes da realidade. Não criar expectativa é viver o momento do modo mais intenso possível, é se focar no presente, é amar, dar atenção e se doar agora, é tratar tudo no seu próprio tempo, sem antecipações precipitadas.
Pra isso é preciso ter muita disciplina e consciência do que é realidade e do que é imaginação.
E a vida segue, sem expectativas, sem frustrações e decepções, com muita felicidade e amor-próprio.

I was trying to find in you a little piece of me but I have all the peace I was looking for [Eu estava tentando encontrar em você um pequeno pedaço de mim, mas eu tenho toda a paz que eu estava procurando]”. Trecho da música Diamonds and Landmines, da banda Ego Kill Talent.


8 comentários:

  1. Oi, Diego! Tudo bem? Ah, eu passei por isso essa semana que passou. Tava com um monte de expectativas, ansioso e tudo mais e acabou que não deixei fluir quando estava de frente para a pessoa. Estou bem triste e me sentindo culpado, mas vida que segue. Adorei o post! <3

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Diego!
    É realmente um erro achar que nossa felicidade depende do outro, além de ser um peso que ninguém merece carregar.
    Pra viver bem com o outro, a gente tem que aprender a viver bem com a gente mesmo e entender que não está no outro a responsabilidade de fazer nossa vida melhor e mais feliz.
    Amei o texto!
    Beijo

    Canastra Literária

    ResponderExcluir
  3. Hey Diego! Tudo bem?
    Adorei o seu texto, muito bem escrito.
    É muito ruim quando criamos expectativa de qualquer coisa, acho que o segredo é deixar tudo fluir normalmente no seu curso, sem esperar demais.
    Obrigada pela visitinha lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  4. Olá, Diego.
    Esse erro de achar que a nossa felicidade está em outra pessoa, é um que todos cometemos. Quando entendemos isso a vida se torna muito mais fácil.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Diego, tudo bem?
    Ótima reflexão!
    O problema das expectativas é que, na maioria das vezes, a gente acaba frustrado. Não dá pra colocar no outro aquilo que a gente deseja e espera, colocar nossa realização nas costas dele/dela. A nossa felicidade tem que estar atrelada a nós.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oi Diego,
    Que ótima reflexão para o fim de semana.
    Eu sou do tipo que idealizo demais, estou me colocando na linha haha

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Quem nunca criou expectativa, né?
    Sei que eu sim!
    Por isso dizem: Não crie expectativas, crie porcos. Pelo menos assim você tem bacon, hahaha.
    Mas adorei o texto.
    Amor próprio é o que há!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  8. Lindo texto!

    Se quiser participar, estou sorteando um kit de acessórios lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/08/sorteio-acessorios.html

    ResponderExcluir

Suas palavras serão bem vindas. Muito obrigado por comentar.