quarta-feira, 15 de abril de 2015

Efeito manada

Numa época de excesso de informação, o efeito manada está reinando.
E o que é esse efeito? De modo bastante simples, é o ato de seguir alguém ou uma ideia sem saber o motivo. Seguir porque muita gente está seguindo, por estar na moda. Isso ocorre porque é da natureza humana buscar aprovação.
Se está havendo uma manifestação na cidade e você pergunta pra algumas pessoas o motivo de estarem participando do protesto, muitos irão dizer que foram porque todos os seus amigos também foram. A maioria sequer saber o motivo do protesto e, se sabe, não entende realmente aquele motivo. Vai protestar por protestar e acaba manobrado por grupos políticos.
E alguns dizem que é legal se manifestar, que demonstra consciência política e insatisfação, que é um ato de cidadania, mas se você pergunta qual é a sua consciência política, eles não sabem responder.
É claro que há pessoas ali que sabem o que estão fazendo, mas a grande maioria está naquele local pelo efeito manada.
Em tempos de redes sociais tão utilizadas, percebemos facilmente isso. Muitas pessoas curtindo imagens e vídeos e seguindo páginas simplesmente porque muitas outras pessoas tinham feito isso antes e sequer pararam pra pensar se realmente gostavam daquilo. É algo quase automático.
Na moda também vemos isso constantemente. Roupas e acessórios extravagantes em alta no momento de seu lançamento, muita gente aderindo e depois de seis meses ninguém mais usa.
Também é da natureza humana concordar com a opinião de “especialistas”.
Lembro que um professor escritor disse que sempre escreveu sobre um determinado tema do mesmo modo que todos os outros escritores escrevem sobre aquele assunto. Um belo dia, ele lê o que ele escreveu e percebe que aquilo não faz sentido algum e vê o quanto esteve cego aquele tempo todo. É, na verdade, um copiar e colar sem analisar o conteúdo.
Era mais ou menos como se dissessem que 2+2=5 e todos concordassem com aquela afirmação manifestadamente falsa. Uma mentira contada um milhão de vezes acaba se tornando verdade, se for contada como verdade. Já utilizaram esse mecanismo para alienar pessoas a matarem outras no nazismo e até em regimes considerados democráticos.
O efeito manada já fez muito estrago. Então, é melhor pensar duas vezes antes de fazer alguma coisa ou seguir uma ideia.
Mas alguém pode dizer: - A vida é minha. Eu curto e sigo o que eu quiser!
E eu respondo: - É claro! Seja feliz!


Seria mais fácil fazer como todo mundo faz.” Trecho da música Outras frequências da banda Engenheiros do Hawaí.

7 comentários:

  1. A pior coisa é gente que vai pela "modinha" faz uma tatuagem, fala que é super fã de uma banda, de um autor ou então vai nas manifestações porque ele está lutando pelo país mas nem sabe direito o que está fazendo ali, nem ao menos gosta das músicas da banda ou da escrita do autor mas já que TODO MUNDO gosta, ele também "precisa" gostar. Vamos parar com isso né amigos
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  2. Oii
    Gostei da sua opinião, engraçado que antigamente falavam que só adolescente se comportava assim, hoje em dia se prova que não.
    Conheço muitos 'adultos' que também se deixam teleguiar.

    bjs e tenha um maravilhoso domingo =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Oie! Adorei o texto e sua colocação diante do tema! E essa frase no fim definiu todo o texto, foi arrasadora! Adorei também ^^

    Abs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  4. Oi Diego!
    Sempre me considerei uma pessoa de personalidade e opiniões fortes, então esse 'efeito manada' me incomoda muito. Não tenho muita paciência com gente influenciável e sem pensamento próprio. :(
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Adorei o texto, já tinha ouvido essa mesma ideia com o nome de Efeito rebanho, ou algo do tipo. É triste, principalmente porque mostra a falta de raciocínio de várias pessoas.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Oi!
    Adorei seu texto, só não sabia que poderia chamar o que as pessoas fazem de "Efeito Manada", mas sei que odeio quando todo mundo toma uma linha de raciocínio como sendo a unica certa e, caso você discorde, você é errado. Isso é muito chato!
    Queria que as pessoas fossem levemente mais críticas, isso ajudaria bastante!
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
  7. Oi, Diego!
    É assim mesmo como falou, mas as pessoas aprendem com os erros. Ou não... tem gente que está sempre repetindo o mesmo erro, simplesmente pq não raciocina sobre suas atitudes!
    Boa semana!
    Beijus,

    ResponderExcluir

Suas palavras serão bem vindas. Muito obrigado por comentar.