terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Massacre

 Um dia desses, houve um massacre de 56 pessoas num presídio em Manaus/AM. Depois mais 31 presos foram mortos em Boa Vista/RR. Em seguida, 26 detentos morreram num presídio do estado do Rio Grande do Norte.
Anos atrás, tinha sido a vez de São Luís/MA, onde cerca de 60 presos morreram somente no ano de 2013, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça.
De lá pra cá, mais presidiários morreram, mas os números mencionados já são suficientes para se ter ideia do tamanho do problema que vive o sistema penitenciário brasileiro.
Você já ouviu falar que houve algo parecido em algum outro país? Mesmo em países mais pobres da África ou nos nossos vizinhos aqui da América do Sul, eu sinceramente não consigo lembrar de massacres em presídios ordenados por bandidos presos.
Ou seja, o Brasil, pelo menos até onde eu sei, é o único país do mundo que não consegue prevenir que bandidos presos ordenem o assassinato de integrantes de facções rivais. Na verdade, eles comandam muito mais coisas, inclusive o tráfico de drogas e mortes de policiais e testemunhas.
Talvez eu esteja muito desinformado, mas, mesmo que isso aconteça em dois ou três outros países por aí, ainda assim a situação do Brasil não melhora em nada.
E nessas horas algumas pessoas chegam a dizer:
– Deixe que eles se matem mesmo. Se eu pudesse, tocava era fogo nesses presídios.
E aqui poderíamos tratar de pena de morte, direitos humanos e tantas outras coisas relacionadas, mas não é o foco desse pequeno texto.
Mas só pra esclarecer um detalhe: alguns desses presos mortos, estavam cumprindo prisão por pequenos furtos e delitos de baixa gravidade. Será que eles mereciam morrer só porque estavam presos?
Na verdade, a questão que quero focar aqui é que essa situação é vergonhosa para o nosso país. Se o Estado não consegue controlar os bandidos presos, imagina os que estão soltos por aí?
Mas parece que as autoridades responsáveis não estão muito preocupados com isso, afinal a maioria deles só se preocupa com reeleição, propina e viagens pro exterior.


Ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação. […] o sangue anda solto, manchando os papéis […] Terceiro mundo, se for. Piada no exterior.” Trecho da música Que país é esse da banda Legião Urbana.




8 comentários:

  1. Eu fico impressionada com o poder de organização e poder propriamente dito dos presidiários.
    Como é possível organizar massacres em várias cidades do país, tudo isso dentro de uma cela?
    Lamentável!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Diego, tudo bem?
    Gostei muito da sua iniciativa em abordar esse assunto.
    Infelizmente, várias coisas no Brasil não estão dando certo, e o sistema penitenciário é um deles. E dessa forma colocam em perigo tanto nós que estamos aqui fora quanto eles que estão lá dentro.
    Abraços e seguindo aqui!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Diego,
    Ótimo texto e esses comentários estilo caixa do G1 me dão nojo, um nojo do mesmo nível ao ver que aconteceu nesses estados. Muito ódio pra pouca empatia. Fato que o país ta largado e espero que a situação melhore.

    tenha um ótimo final de semana :D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Olá, Diego.
    Infelizmente tem muito mais bandidos no comando do nosso país do que nas cadeias. Enquanto o foco não for a educação e melhores condições de vida, esse tipo de coisa vai continuar acontecendo e cada vez pior.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi, Diego! Tudo bem? Como modo no Rio Grande do Norte acompanhei de perto essa barbaridade que aconteceu em Alcaçuz. Achei tudo isso lamentável e chocante! :/

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Diego, tudo bem?
    É verdade, o Estado não consegue dar conta nem dos presos, imagina dos que estão soltos. A verdade é que os maiores bandidos do país estão no comando dele. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Ooi Diego, tudo bom??
    Terminei de assistir a última temporada lançada de Orange is The New Black pouco depois do massacre no presídio e me deixou pensando como quem está aqui fora não sabe o que se passa lá dentro, e que todos ali são humanos antes de serem bandidos, ninguém merece morrer,
    É uma questão realmente complicada,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  8. Oi Diego, tudo bem?
    Passando pra agradecer a visita e avisar que tem post novo no ar. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir

Suas palavras serão bem vindas. Muito obrigado por comentar.