segunda-feira, 31 de maio de 2021

Intolerância (tempos difíceis, dias sombrios)

 

Uma mulher é estuprada e chovem comentários numa manchete de jornal eletrônico ou numa rede social. Mas infelizmente muitos comentários são baixos e com argumentos machistas e discriminatórios. Algo como “bem-feito, se vestia como uma prostituta”, “dava mole pra todo mundo mesmo”, entre outros.

Ora, uma roupa pequena ou dar mole pra muitas pessoas não dá direito ao homem investir contra a mulher, sem o seu consentimento. Isso parece óbvio, mas para a mentalidade de muita gente não parece tão claro assim.

Uma vereadora é morta e muitos dos comentários são do tipo “mereceu porque defendia bandido”, “quero ver o pessoal dos direitos humanos agora”, “essa esquerdopata que defendia o direito dos manos não vai fazer falta”.

Ora, então quem defende direitos humanos deve morrer? Nesse caso, a maioria da comunidade jurídica/política morreria porque os direitos humanos são algo básico em qualquer democracia... E por que um bandido mataria alguém que o defende? Não faz o menor sentido.

Um dos maiores gênios da física morre e algumas pessoas comentam “mereceu porque não acreditava em Deus”, “vai arder no fogo do inferno porque não se brinca com o poder de Deus”, entre outros comentários maldosos.

Ora, pessoas que se dizem cristãs fazendo esse tipo de comentário me deixa abismado. Cadê o amor ao próximo?

Se alguém tem uma determinada posição política, automaticamente é classificado como petista, socialista, “coxinha”, comunista, entreguista, extremista, fascista… E, o pior, sem nem ter o direito de explicar seu posicionamento.

Se uma pessoa gosta de filmes da Marvel, é odiada por muitos fãs da DC Comics. Se torce por um time de futebol, corre o risco de ser morto por um “torcedor” de um time rival. Se gosta de música clássica ou poesia, é chamado de gay ou elitista. Se gosta de sertanejo, é caipira…

Basta ter uma posição sobre alguma coisa. Automaticamente você será criticado ou classificado disso ou daquilo.

Estamos vivendo tempos difíceis, dias sombrios, de extrema intolerância, radicalismo, ódio e ignorância. Não existe mais respeito pela opinião do outro.

E talvez o problema seja falta de educação. Mas países bem desenvolvidos passam por problemas semelhantes. Na verdade, falta muita coisa, como amor, respeito, empatia, bom senso, humildade, sabedoria, vergonha na cara e uma boa base familiar, entre tantas outras.

Estamos caminhando para a barbárie e nos perguntamos como o nazismo/fascismo surgiu… Se você observar bem, não parece algo tão distante.


*****************************************

Vamos celebrar a estupidez humana. […] Vamos festejar a inveja, a intolerância, a incompreensão. Vamos festejar a violência. […] Vamos celebrar a aberração de toda a nossa falta de bom senso. […] Vamos celebrar o horror de tudo isto com festa, velório e caixão.” Trechos da música Perfeição da banda Legião Urbana.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas palavras serão bem vindas. Muito obrigado por comentar.