segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Um tema ambiental

Outro dia vi na televisão mais uma tragédia ambiental e os analistas do programa comentavam sobre uma reunião de países que estavam discutindo justamente um assunto ambiental: diminuição das emissões de gás carbônico.
Uma das analistas disse que nessa reunião houve vários discursos comoventes. Um deles foi do presidente das Ilhas Maldivas, país que é composto por ilhas que estão quase no mesmo nível do mar e está ameaçado de deixar de existir num futuro próximo. O presidente praticamente implorou para que os governantes dos países presentes à reunião e até de outros países passem a se preocupar efetivamente com os problemas ambientais e reduzam drasticamente as emissões de gás carbônico.
Outro discurso foi de uma criança indiana, que pedia que a sua geração e as futuras tivessem a oportunidade de viverem em um ambiente ecologicamente equilibrado.
Tragédias ambientais sempre ocorreram, mas nos últimos anos o que se vê é a potencialização dos efeitos desses acontecimento naturais, que estão cada vez mais fortes, mais imprevisíveis e mais constantes.
Até quando os governantes vão esperar para deixar o mero discurso de lado e finalmente agirem de maneira enérgica para mudar essa situação?
Há soluções; ainda há tempo. Só não podemos esperar muito. Espero ver os filhos que ainda terei crescerem em um ambiente menos desequilibrado.

O céu já foi azul, mas agora é cinza. E o que era verde aqui já não existe mais.” Trecho da música “Fábrica”, da Legião Urbana.

Um comentário:

  1. As gerações futuras merecem viver num ambiente ecologicamente equilibrado.
    Gostei.

    ResponderExcluir

Suas palavras serão bem vindas. Muito obrigado por comentar.