terça-feira, 6 de outubro de 2009

O homem e os animais

Vi uma reportagem interessante na revista Superinteressante (parece até redundância dizer que há uma reportagem interessante na Superinteressante). A reportagem falava sobre como o ser humano se preocupa com os animais e muitas vezes não se preocupa com os outros seres humanos.
É bem verdade que existem várias ONGs que tem como objetivo a proteção dos animais e do meio ambiente. De vez em quando, passa na televisão salvamento de baleias encalhadas e a prisão de pessoas acusadas de venderem animais silvestres.
Tudo isso é muito interessante e bonito.
A reportagem também falava sobre como é difícil conseguir a liberação ambiental de uma grande obra. A hidrelétrica de Estreito, por exemplo, demorou muito tempo para conseguir a licença ambiental do IBAMA. A legislação é rígida e traz algumas exigências para a instalação de algumas obras que podem trazer problemas ambientais.
Tudo isso é muito interessante e bonito...
Mas, quando se trata do ser humano, será que a preocupação é a mesma?
Apesar de existirem algumas entidades que defendem os direitos humanos, percebe-se que em geral as pessoas se preocupam mais com animais do que com o próximo. Claro que existem pessoas que se preocupam com outras pessoas, mas o que se vê por aí é uma preocupação maior com o meio ambiente.
E, mesmo assim, essa preocupação com o meio ambiente ainda parece ser insuficiente. Basta ver as constantes tragédias ambientais e as extinções de animais.
Acredito que o ser humano deve se preocupar com as questões ambientais, mas deve se preocupar com mais afinco ainda com o próprio ser humano.
Ame ao próximo como a ti mesmo”. Como é difícil cumprir esse mandamento...

Tira a máscara que cobre o seu rosto. Se mostre e eu descubro se eu gosto do seu verdadeiro jeito de ser”. Trecho da música “Máscara”, da cantora Pitty.

3 comentários:

  1. páre tudo, agora.! ;O
    você deve ler mente, só pode. hoje quando fui comprar pão e vi uma cena, eu pensei em escrever sobre isso. o fato de que as pessoas se preocupam mais com os animais do que com as próprias pessoas.
    que lecau's pensarmos parecidamente /oi?!
    vou deixar o meu texto pra outro dia já que você fez :)

    beeija di (muuah) ;*

    ResponderExcluir
  2. hmmm , bom tema :D
    pode dar mtas ramificações inclusive ..
    texto muito bom Diego :)

    beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto =)
    é mesmo mt engraçado que todos digam "vamos salvar o planeta" mas não ouvimos ninguém dizer "vamos salvar o ser humano" que na minha opinião está tão necessitado quanto.

    E sim eu faço Direito :) beijo!

    ResponderExcluir

Suas palavras serão bem vindas. Muito obrigado por comentar.